Já falei sobre não se privar em um outro post (Não deixe de comer o que gosta). Mas não se privar não é sinônimo de se permitir todo dia, hein? Não dá, preciso ser grossa: crie vergonha na cara e deixe de lado as nojeiras que você bota pra dentro! Tá, isso serve para mim também! hehehe
Está vendo esse óleo todo aí ao lado? Isso tudo vai virar gordura no seu bucho e entupir suas artérias, "sufocando" o seu coração.
Sempre opte pelas versões grelhadas, assadas, cozidas. Faça aventuras na cozinha, experimente formas diferentes de cozinhar. Ao invés de afogar na gordura, use o seu forno (ele não serve apenas para guardar as formas que você nunca usa, mesmo que a frigideira seja a sua melhor inimiga amiga), compre uma frigideira antiaderente, enfim, se vira nos trinta, garota! Mas fuja do óleo. Sim, o seu corpo necessita de gordura para funcionar de forma adequada, mas tem limite. Os alimentos, naturalmente, já possuem gordura. Experimente assar um hambúrguer sem óleo. Verá a quantidade de gordura que se desprende dele durante o cozimento. Aliás, antes de comer, use um papel toalha para "secar" os alimentos. Não apenas acomode-os para escorrer o óleo. Pressione o papel toalha em volta do alimento, para se livrar de boa parte das gorduras e das calorias. Aliás, você sabe que um grama de gordura possui 9 calorias, não é? Um grama de proteína ou de carboidrato possuem 4 (cada, lógico).
Quer comer batata frita? Vi uma dica, nunca provei, pois não sou muito fã de batata frita, mas repasso para vocês: faça-as no forno. Compre as batatas congeladas, elas já são pré-cozidas. Ao invés de mergulhar no óleo, asse-as. Ficam tão crocantes e saborosas quanto as fritas. Só que são menos calóricas e fazem muito menos mal à sua saúde. Ah, e regule o sal. Além de aumentar a pressão sanguínea, faz com que você retenha líquidos. Esteticamente, além de ficar rechonchuda, terá mais celulites. Afora os problemas de saúde.
Um bom investimento é mesmo frigideiras (e panelas, no geral) com revestimento antiaderente. Isso fará com que você use menos óleo no preparo dos pratos. Particularmente, quando vou me aventurar na cozinha (são raros esses momentos) não uso óleo algum no preparo dos alimentos. E garanto que ficam até mais gostosos do que aqueles cheios de óleo. Não uso nem para cozinhar massas. Garanto que nenhuma macarronada ficou "grudada" por falta de óleo no preparo.
Se tiver que optar por algum óleo, sempre recorra ao azeite. Além de aumentar o bom colesterol (HDL), ele é mais fácil de digerir.
LEIA TAMBÉM: