22 de jun. de 2011

Efeitos da mudança na alimentação


Há cerca de 20 dias radicalizei a alimentação (no bom, no ótimo sentido, claro). Como já estou de licença e diminuí o ritmo das outras atividades, ficou mais fácil começar a me adaptar às mudanças.




Leitura complementar:



Aumentei bastante a ingestão de água. Não que tomasse pouca antes, mas, como estou mais tempo em casa, posso beber ainda mais (odeio banheiros públicos).
A quantidade de sal no prato foi reduzida bastante (não posso dizer que a ingestão é zero porque há os produtos industrializados, que contem sódio). Essa medida, aliás, foi tomada por recomendação médica, já que sou hipertensa e tive que suspender a medicação, pois aparentemente era a causa das minhas alergias.
Com uns escorregos aqui e ali, consegui finalmente parar de tomar refrigerante (vamos ver até quando hehehe). Só tomava refrigerantes sem calorias (zero, light, diet) há mais de 15 anos, mas finalmente criei vergonha na cara e resolvi me livrar desse mal.
A cada dia que passa aumento mais a ingestão de fibras e diminuo a ingestão de carboidratos refinados. Aliás, semana passada comi chocolate e umas empadinhas e me senti mal por horas. Logo eu, que passei a gravidez inteira sentindo vontades incontroláveis de comer chocolate...!
Acordo e, logo de cara, tomo um copo de água (meus copinhos são de 500 ml). Essa semana comecei a tomar Yakult antes de tomar café. Já este último, consiste numa vitamina de Nescau light (pronto) com aveia, linhaça, quinoa e cereal com fibras (sem açúcar). Comprei farinha de banana verde, pois dentre os vários benefícios, está o de retardar a absorção dos carboidratos. Amanhã entrará para a lista. Já estou me programando para trocar o leite pronto por leite de soja light.
Não me recordo se já comentei, mas não como carne vermelha desde os 17 anos. Por mais que digam que faz mal cortar a carne vermelha (eu acredito no contrário, faz mal comer), nunca tive problemas de anemia, nem na gravidez. Lógico que desde o início (descobri quando estava por completar 5 semanas) faço uso de suplementos vitamínicos. Os cuidados por aqui são grandes, já que meu pai e minha madrasta são cardiologistas (minha madrasta é a minha médica), minha mãe pediatra e hebiatra e minha tia (a minha) ginecologista e obstetra. Sem falar que é o primeiro neto, bisneto, sobrinho, etc. Todos os holofotes voltados para Lucas! hahahahahaha
Ah, claro, como estou podendo dar mais atenção a essa parte de minha vida (alimentação, cuidados com saúde e mesmo beleza, períodos de descanso, etc.), absolutamente não passo mais de 3 horas sem me alimentar. Com a correria era mais difícil controlar essa parte, por mais que eu tentasse.
Gordura trans eu já falei que ando correndo, né?
Em pouco tempo, o resultado é impressionante! Nem parece que eu sou eu! hahahahaha Não resisti...
No início, perdi peso. Minha tia (minha GO) disse que era provável que fosse perda de líquido. Vejo isso como o organismo se desintoxicando. Do dia 30.05 ao dia 13.06 emagreci 2,1kg e engordei 700g de lá pra cá. Nesse meio tempo, do dia 01.06 até o dia 16.06, Lucas ganhou pouco mais de 600g. Deixo bem claro que não fiz dieta hipocalórica, apenas controlei a ingestão de calorias para não ser muito além do necessário.
Minha pele está uma seda!!! Macia demais! E olhe que só uso hidratante na barriga (infelizmente, não sou fã de passar cremes no corpo). A celulite praticamente sumiu! Parece milagre! Não estou fazendo exercícios físicos, já estava acima do peso antes de engravidar e engordei em torno de 10kg na gestação, sem falar na bomba de hormônios na qual o meu corpo se transformou e a péssima circulação dos membros inferiores (característica da gestação). Lógico que eu só podia ser um poço de celulite. Mas agora não sou maaaa-aaaais! lálálá Até sinto os quadris mais sequinhos e todos falam que tenho cintura! Vista pelas costas, nem parece que estou grávida.
Quanto ao funcionamento intestinal, não tive problemas durante a gravidez, assim não podendo falar algo sobre o assunto.
Em menos de um mês e grávida, o organismo respondeu súper bem a uma alimentação mais saudável. Diante de tudo isso, tire 5 minutinhos e reflita sobre as mudanças pela qual o seu corpo passará se você mudar alguns hábitos. Faça o teste: mude pelo menos um. Que tal começar ingerindo pelo menos 2 litros de água por dia? Ou, ainda, que tal cortar refrigerantes por um prazo de 15 dias? Faça alguma mudança, pelo menos para testar, sentir. No começo tudo é difícil. Mas, com disciplina e força de vontade, tudo é possível e garanto que os resultados serão excelentes!
Ah, esqueci de falar sobre minha taxa de glicose em jejum. Antes estava no limite do limite (faltavam poucas unidades para aquele número estar acima do limite aceitável). Semana passada o resultado foi 74.
Agora, te pergunto: o que vale mais para você - o prazer de esvaziar o prato e se encher de porcarias e venenos ou o prazer da saúde e da beleza?



LEIA TAMBÉM:

EPP 3 mais do mês: