23 de jul. de 2011

Dificuldades para emagrecer após o parto

Acredito que nenhuma mamãe famosa causou tanto furor quando Claudia Leitte, por conta de sua rápida recuperação pós-parto. E aí, a gente pensa: se ela pode, por que nós, meras mortais, não podemos voltar à forma em um mês?

Oras, não é questão de dinheiro ou de fama. Lógico que as famosas vivem muito de sua aparência. Mas fatores como preparo físico e genética pesam (ou, neste caso, deixam de pesar) na balança.


Está no ar o blog mais aguardado de todos os tempos!!!
O Surto da Vez
E-mail: bru.osdv@yahoo.com.br
Instagram: @osdv





Leitura complementar:



Se você fizer uma pesquisa no Google sobre emagrecimento pós-parto, perceberá que a maioria dos resultados apresenta perguntas de mães que não conseguiram emagrecer e perguntam o que fazer para conseguir um corpo sequinho. Convenhamos, a criatura passa 10 meses (lunares - 40 semanas) se entupindo de porcarias, não faz exercícios físicos, se alimenta da forma mais errada possível e quer secar em um mês? Pelo amor de Deus, né? Se você tirar um tempinho para dar uma olhada em fóruns e comentários deixados em matérias, poderá conferir. As mamães dizem que comem pouco e estão bem acima do peso. Oras, comem pouco, mas comem que tipo de alimentos e em que quantidade? O que é "pouco"? Será que estão realmente mantendo uma dieta saudável? E, ainda, que atividades físicas estão fazendo? Amamentar e cuidar do bebê demanda um grande número de calorias, mas não é bem assim. Tem mulher que pensa que porque está amamentando pode comer de tudo e/ou em qualquer quantidade. Aliás, o fato de você estar amamentando não é desculpa para não controlar a ingestão calórica. Oque não pode é se privar, não pode desbalancear a alimentação abrindo mão de algum nutriente essencial ou ingerindo pouquíssimas calorias. Mas, controlar a alimentação, a quantidade de calorias, açúcares e gordura que você ingere, pode (e deve!). O mais indicado, no entanto, é o acompanhamento profissional. Procure um profissional que o plano de saúde cubra os custos, se for o caso. E dê prioridade aos vegetais e fibras. Esqueça açúcar, gordura, frituras, empanados, carboidratos refinados e coisas do tipo. Você é obrigada a fazer isso? Não, querida, mas depois não chore diante do leite derramado (sim, foi de propósito hehehe).
E, só se compare a Claudia Leitte se você, assim como ela, tiver preparo físico de atleta. Para quem não sabe, os atletas voltam mais rápido às atividades físicas e ao trabalho não é porque são ricos e famosos, não. É por conta do metabolismo. A recuperação é infinitamente mais rápida. E a Claudia pegava pesado na malhação bem antes de engravidar. Para você ter ideia, no primeiro show dela, um mês após o parto, ela passou 7 horas pulando no trio. Imagina antes, né? Sem falar que desde  início da gravidez ela teve acompanhamento especializado. Todo o processo de recuperação da Claudia foi orientado por especialistas. Assim, não invente de querer fazer as mesmas coisas que ela. 
Tenho certeza de que, se você, assim como eu, está procurando informações sobre o emagrecimento pós-parto, é porque com certeza não tem o mesmo preparo físico que a Claudia, a mesma alimentação e não se submete ao mesmo acompanhamento médico que ela. E, antes de fazer comentários do tipo: "ah, se eu tivesse  o dinheiro dela seria comigo do mesmo jeito". Analise de forma realista os seus hábitos. Já vi muitos depoimentos de mortais, como nós, que menos de um mês após o parto já estava com o peso que tinha antes de engravidar. Algumas até mais magras! Não é impossível, só não é o comum. O seu corpo levou 10 meses (lunares) para tomar uma forma e não voltará ao que era antes da noite para o dia.
Mais uma coisinha: leve em consideração a fase pela qual está passando. São muitas mudanças de uma só vez. Há, inclusive, as mudanças hormonais. Tem horas que parece que estamos levando o mundo nas costas, não é mesmo? E, na realidade, estamos!!! O mundo de uma pessoinha linda, que depende de nós para tudo!

A solução para problemas com o peso depois do parto é analisar a alimentação, passar a fazer atividades físicas (há várias formas de se exercitar, não me venha falar em academia, dinheiro, tempo, essas coisas) e procurar orientação médica e nutricional. Até mesmo aquelas que engordaram muito além do recomendado podem emagrecer ("de verdade"). Não é impossível, é apenas trabalhoso! Então, querida, paremos de reclamar da vida e vamos fazer acontecer!
=> Tomemos como exemplo Ivete, mortal como nós, que levou pouco mais de um ano para retomar o peso ideal.

EPP 3 mais do mês: