21 de jun. de 2011

Nova Dieta dos Pontos: a vilã é a gordura trans



Na realidade, não houve mudança na dieta em si, mas há a restrição do consumo de gordura trans, que deve se limitar a no máximo 2g por dia. Eu, particularmente, já estou correndo da trans.
A gordura trans, ou a gordura vegetal hidrogenada, é uma modificação da gordura encontrada na natureza (apesar de a carne dos ruminantes conter um pouco de trans, por conta da natural hidrogenação que ocorre no processo de digestão desses animais).



Leitura complementar:



São acrescidos átomos de hidrogênio à gordura vegetal, na tentativa de fazer com que os alimentos industrializados fiquem mais crocantes, mais consistentes e tenham maior durabilidade.Não se sabe ainda ao certo quais os efeitos da trans (sabe aquela fase de descobertas da medicina? Já se tem conhecimento, mas não é tão profundo quanto gostaríamos), mas sabe-se que é um tipo de gordura devastadora para o coração, que provoca o aumento do colesterol LDL (o ruim) e diminui o colesterol HDL (o que retira as placas de gordura das artérias). Ainda, acredita-se que o organismo não consegue processar de modo satisfatório a tal gordura trans, o que faz com que ela fique acumulada... imagina onde?? No bucho!!!! Péssimo em todos os sentidos: acaba com a saúde e com a beleza.

Dr. Halpern afirma que a restrição de trans, além de fazer bem à saúde, extermina a barriguinha e acelera o processo de emagrecimento.
A nova versão do livro da dieta, além de trazer novas informações, apresenta uma listagem maior de alimentos (inclusive com 'cardápio' de grandes lanchonetes) e aponta em quais alimentos a trans é encontrada. Amanhã postarei uma lista contendo alguns alimentos que possuem trans.



LEIA TAMBÉM:

EPP 3 mais do mês: