Mantenha um diário alimentar. Além de facilitar o controle diário de pontos, assim você terá noção do que ingere e do quanto ingere. Anote TUDO o que bota pra dentro. Quando falo tudo, é mesmo tuuuuuudo! Até aquela mordidinha no sanduíche alheio, o quadradinho de chocolate que você acha que quase não tem calorias, etc. ANOTE TUDO!!!
Leitura complementar: Como calcular o seu limite de pontos diário
Está no ar o blog mais aguardado de todos os tempos!!!
O Surto da Vez
Fanpage: www.facebook.com/osurtodavez
E-mail: bru.osdv@yahoo.com.br
Instagram: @osdv
Leitura complementar: Como calcular o seu limite de pontos diário
Anote o horário em que ingeriu o alimento, o tipo, a quantidade, a quantidade de calorias ou de pontos (e faça os cálculos para converter em pontos).
Você pode até fazer anotações pessoais, como, por exemplo, escrever sobre o que sentia no momento em que se alimentou. Assim poderá identificar o seu comportamento alimentar nos momentos de ansiedade, tristeza, raiva, solidão, etc.
Para quem faz a Dieta dos Pontos, o Dr. Halpern aconselha que as somas sejam feitas pelos menos duas vezes ao dia. Eu aconselho que faça as somas parciais a cada refeição. Assim você terá noção da quantidade de calorias que já ingeriu e poderá se programar melhor, sem correr o risco de extrapolar o seu limite de pontos.
Em tempo: alguns estudos apontam que as pessoas que fotogravam os seus pratos costumam fazer refeições menores. Sabe quando nos olhamos no espelho e não nos damos conta do excesso de banhas, mas conseguimos visualizar isso bem direitinho nas fotos? Segundo esses estudos, o princípio é o mesmo. Mas, se optar por fazer um diário fotográfico, não deixe de lado as anotações de alimentos, quantidade e pontos.
Ah, não esqueça de se alimentar de 3 em 3 horas!!! O diário pode ajudar nesse controle também.
Com o tempo, você terá em mente os valores dos pontos de cada alimento (o que costuma consumir com mais frequência) e as porções que se encaixam bem no seu prato.
Confesso: manter esse diário no início é estranho e um tanto chatinho. Mas depois você se acostuma. Eu passei a fazer no computador essas anotações. Organizei a pasta de diário, fiz subpastas por mês e cada dia tem um arquivo. Há sites que oferecem uma espécie de diário, nos quais você seleciona os alimentos e ele vai somando automaticamente a quantidade de pontos ou calorias. É um tanto prático, mas nem sempre você encontrará as calorias de determinado alimento industrializado. Para isso, recorra à tabela nutricional e divida as calorias por 3,6 (preste atenção às porções). Ainda, os sites não armazenam os seus dados, apenas auxiliam a fazer o cálculo naquele momento.
As grávidas e lactantes podem se beneficiar ainda mais do diário, pois podem levar ao conhecimento do médico e do nutricionista sua alimentação em detalhes, bem como tirar dúvidas com esses profissionais.
LEIA TAMBÉM: