Sempre vejo em fóruns, comunidades e sites as pessoas perguntando quanto irão perder com a dieta tal, inclusive com a dieta dos pontos.
Quando vejo uma pessoa fazer esse tipo de pergunta, já sei que ela nada lê, nada pesquisa sobre alimentação, reeducação alimentar e dietas balanceadas. Ler é muito importante!
Está no ar o blog mais aguardado de todos os tempos!!!
O Surto da Vez
Fanpage: www.facebook.com/osurtodavez
E-mail: bru.osdv@yahoo.com.br
Instagram: @osdv
A perda de peso não depende da dieta que você faz, já parafraseei o Dr. Halpern mais de uma vez: até dieta do brigadeiro emagrece!
A perda de peso depende de N fatores que uma dieta, isoladamente, não é capaz de influenciar e não há como prever.
Nas primeiras semanas e mesmo nos primeiros meses, a perda de peso é mais fácil. Isso porque o organismo sofre um choque por conta da restrição calórica. Nos primeiros dias, a maior parte do que será eliminado é água e toxinas.
Quanto maior o peso, mais quilos irão embora no início. Depois, o organismo se adapta e pode entrar em platô (o emagrecimento cessa). Em outros termos, digamos que a perda de peso inicial é medida em porcentagem. Quem tem 100kg e perde 10%, perde 10kg, não é mesmo? Quem tem 60kg, ao perder 10%, perderá 6kg. Matemática simples. Não cabe a mim discorrer sobre planos alimentares e porcentagem de emagrecimento, pois não é minha área de especialidade. Quem tem mais a perder, perderá mais, oras!
Além disso, há a questão altura, fator de atividade física, qualidade da alimentação e disciplina. Quem se exercita perde mais calorias. Pode até não perder mais peso, pois irá ganhar massa magra, mas perderá mais gordura, que é o que importa nessa jornada.
Quanto à qualidade da alimentação, vamos falar um pouquinho... A Dieta dos Pontos ou qualquer outro nome que você queira dar a uma reeducação alimentar tem a vantagem (que é ao mesmo tempo a desvantagem) de ter um cardápio livre. Isso implica dizer que eu e você podemos ter o mesmo limite de pontos, vamos supor, 300 pontos por dia. Mas, além de outros fatores (inclusive genética, hormônios, altura, peso, etc), como iremos fazer uso desses pontos todos os dias fará muita, senão toda, a diferença. Eu posso, inclusive, comer muito mais do que você e estar sempre dentro do limite ou mesmo abaixo do limite de pontos.
No frigir dos ovos: não há como prever quantos quilos você irá emagrecer seguindo a dieta dos pontos. O que dá para prever é que, se você se esforçar, realmente se esforçar e mudar sua vida e sua cabeça para sempre, terá resultados bastante satisfatórios. Tudo irá mudar: seu corpo, sua saúde, sua mente, a qualidade de vida, a autoestima, etc.
Hoje dei uma sacudida no pessoal da comunidade do orkut. Falo a mesma coisa para vocês: não seja um mero espectador (nem também um expectador), seja ativo, seja participante da sua própria vida!
Ao invés de tentar prever, pague para ver (com o perdão da rima)!!!