No processo de emagrecimento, muitas pessoas dão extrema importância aos exercícios aeróbicos e negligenciam os exercícios musculares. Não sabem o erro que estão cometendo!
O enrijecimento muscular dá lugar à flacidez quando os músculos são trabalhados, além de garantir um maior gasto calórico, mesmo quando o corpo está em repouso. Massa muscular gasta mais energia para se manter do que o tecido adiposo. A cada quilo de músculo a mais, são gastas 100 calorias extras por dia!
É lógico que os exercícios aeróbicos diminuem a massa gorda e aumentam a massa magra. Mas o resultado (em relação ao aumento de massa muscular) não é o mesmo dos resultados obtidos através de exercícios específicos para explosão muscular.
E, quando for fazer o seu programa de exercícios, faça alongamento, 10 minutos de aquecimento e passe para os exercícios musculares, para só então fazer a parte aeróbica. De cara, o organismo irá gastar a energia disponível e, quando você passar para os aeróbicos, o corpo irá queimar o estoque de gordura. Assim, os resultados serão mais rápidos e satisfatórios.
Mas, não esqueça: o músculo "cresce" no momento de repouso. Os exercícios causam um "rasgo" nas fibras dos músculos e o desenvolvimento do tecido muscular é, na realidade, a regeneração do tecido, que se dá dentro de 24 a 48 horas. Portanto, se trabalhar um grupo muscular hoje, amanhã dê descanso a ele, para que os resultados apareçam. Ah, capriche também na ingestão de proteínas após o treino (uma porção de proteína magra, uma vitamina com leite, ovos, iogurte, etc.).
E viva os músculos!
