30 de jul. de 2011

Como se pesar corretamente

Se pesar não é apenas subir na balança, baby! Lógico que não!
Há alguns truques para tirar o melhor proveito possível desse momento que, para alguns, é uma tortura.

  • Não se pese todos os dias, muito menos várias vezes ao dia. O seu peso varia bastante ao longo do dia, pois há ingestão de alimentos, líquidos, a bexiga cheia, o intestino, etc. Também há a questão da ansiedade. Pesar-se constantemente gera uma ansiedade louca! O ideal é que você suba na balança uma vez por semana, preferencialmente num dia determinado. Eu costumo me pesar às segundas, pois há a questão dos finais de semana. hehehe Às vezes, me peso na sexta e na segunda, para ter noção do estrago do final de semana. De qualquer forma, a pesagem sagrada é a da segunda (no meu caso).
  • Suba na balança ao acordar e esvaziar a bexiga (e, se possível, o intestino). Assim que você acorda, está mais leve. Não é uma questão de queima de gordura, mas você está com o estômago vazio e desidratado. Então, não corre o risco de ver na pesagem o peso dos alimentos que ingeriu. E, lógico, esvazie o organismo. Urine e, se for possível, evacue. Ninguém precisa desse peso a mais na balança! hehehe
  • Dispa-se totalmente! A roupa pesa, o relógio pesa, o prendedor de cabelo pesa, o colar pesa, os brincos pesam, etc. Suba na balança totalmente nua, sem nada, nadinha! Se não tiver uma balança em casa, procure usar roupas leves e, preferencialmente, se pesar com a mesma roupa. E num mesmo horário. Aliás, se não tiver uma balança em casa, está na hora de pensar em investir em uma. Digital, que é mais precisa e não tem aqueles problemas terríveis de "vencimento" (balança de banheiro nunca funciona depois de um tempo) e nem viverá desregulada. Há ótimas marcas no mercado e modelos que quebram o galho sem quebrar o bolso.
  • Use uma balança de precisão e fique atenta à calibração. Como comentei acima, procure uma boa balança para se pesar. Às vezes você vai numa farmácia, se pesa, sai triste e nem sabe que aquela balança está totalmente desregulada. Aliás, se você não se pesa em casa, além das dicas acima, se pese sempre no mesmo lugar. Ainda se a balança estiver desregulada, você terá noção do quanto ganhou ou perdeu no período.
  • Não tenha medo da balança. Se o resultado for bom, você só tem a comemorar e manter. Se for ruim, terá noção do prejuízo atrás do qual deverá correr. Quanto mais tempo ficar longe da balança, maior será o estrago, pois perdemos a totalmente o controle. 1kg a mais, em pouco tempo, se transforma em 10kg a mais. Esse foi o meu caso.
  • Faça uma planilha com sua pesagem. Anote os resultados e também a diferença entre uma semana e outra, seja a mais ou a menos. Controlando a sua evolução ou involução, ficará mais fácil correr atrás do seu objetivo.

EPP 3 mais do mês: