16 de jul. de 2011

Dicas para não detonar a silhueta

Este post vai especialmente para as grávidas, para que elas evitem os excessos e se vejam vários quilos acima do peso após o parto.
Também se encaixa direitinho no cotidiano de quem está amamentando.





Dicas por JANETE TIR (as adaptações são por minha conta)


1 Estresse no trabalho
BOMBA: O dia-a-dia no trabalho não é fácil. A cobrança por resultados, o chefe mal-humorado e prazos apertados tiram qualquer um do sério. A válvula de escape pode ser uma caixa de bombons. E a dieta vai para o espaço.
COMO DESARMAR: Existem algumas substâncias no chocolate que ativam áreas do cérebro responsáveis pelo prazer e bom humor. Mas é só um paliativo. Então, é preciso aprender, com paciência e bom senso, a lidar com a pressão e a frustração. Uma dica: seja flexível no trabalho.


2 Sofrer por antecipação 
BOMBA: Ocupar-se antecipadamente ou se "pré-ocupar" com assuntos que podem nem acontecer é uma das armadilhas mais comuns. Essa doença moderna causa vários transtornos, inclusive alimentares, que podem jogar os ponteiros da balança lá em cima.
COMO DESARMAR: A ansiedade é uma emoção natural como alegria, tristeza, medo, frustração etc. O primeiro passo seria reconhecer que você tem essa inquietação, seguir a estrada do autoconhecimento (se for preciso com terapia) e não cair na tentação de interromper a dieta. Conhecer-se evita muitos deslizes.


3 Mal de amor 
BOMBA: O namorado ou o companheiro está agindo de um modo diferente. E a nossa meteorologia interior indica que podem ocorrer tempestades e trovões logo, logo. Então, as guloseimas entram em cena para dar proteção e acabar com a carência afetiva. 
COMO DESARMAR: Pessoas nessa situação precisam aprender a valorizar-se e a respeitar-se mais, pois a falta de afetividade está dentro de cada uma delas e não no relacionamento. Quando você gostar mais de você mesmo, vai deixar de compensar a carência com guloseimas.


4 Descansar, afinal! 
BOMBA: Aqueles dias tão esperados chegaram. A rotina acabou. Agora é aproveitar: pôr as pernas para cima, relaxar, pegar uma cor, uma praia, ir a restaurantes e... deixar a dieta de lado. Afinal, são as suas preciosas férias... Ou aqueles dias que antecedem o parto. Especialmente nesta fase, aproveite para descansar.
COMO DESARMAR: O equilíbrio alimentar deve fazer parte de nossa vida, independente de férias ou feriados prolongados. Por isso, experimente, sim, a culinária típica do local para onde você viajou, mas sem exageros. Pode, também tomar uma cervejinha, uma caipirinha, mas pegue leve. Ou, se estiver em lugares frios, vá devagar com a carta de vinhos...(prefira os secos).


5 Parada obrigatória 
BOMBA: Uma simples viradinha no pé rendeu uma tala de gesso e alguns dias pulando da cama para o sofá. Para a distração, além dos livros e DVDs, sem dúvida, quitutes variados. Quem é que não gosta de assistir a um filme, à tarde, devorando salgadinhos ou bombons? COMO DESARMAR: Aprenda a aceitar este momento de limitação e se dedique a atividades relaxantes. Mas se a vontade de comer ultrapassar as fronteiras do bem, prefira os salgados assados ou uma pipoca feita em casa (não de microondas). Entre os doces, deixe sempre à mão algumas frutas, um sorvete de fruta (limão light...) ou uma gelatina diet.


6 Deslizes? Nunca! 
BOMBA: Uma balinha aqui, uma empadinha ali. Afinal, foi só um escorregão e isso não vai se repetir. Até porque pode ser compensado amanhã, ou depois de amanhã, ou na semana que vem. Quem sabe. Talvez depois das festas... ou nunca mais... 
COMO DESARMAR: Para matar a vontade de balas, prefira as que são dietéticas, ou seja, sem açúcar, e pastilhas simples de hortelã. Se detestar as duas, permita-se uma bala a cada três dias. Uma só. Se o seu caso for controle de calorias, evite salgados em geral, pois a quantidade de gordura vai estourar a de calorias de sua dieta. Se você não resistir, nada de sentimento de culpa. Reveja suas metas e os próprios limites. Não esqueça: para mudar os hábitos alimentares é preciso de tempo e da conscientização do significado de saúde.

Laxantes e diuréticos 
BOMBA: Comer e beber à vontade. Depois, para evitar a culpa e eliminar as calorias extras nada como fazer uma boa limpeza com laxantes e diuréticos. E voltar à forma rapidinho. Uuuuuhm! 
COMO DESARMAR: Os remédios sem orientação médica são extremamente perigosos, pois podem afetar o bom funcionamento do intestino (no caso do laxante) e do sistema urinário (diuréticos) e causar danos maiores ao organismo. Consulte seu médico.

Tentação dos light
BOMBA: "Ah! É light, dá para comer o dobro. Não vou engordar nenhum grama." E o banquete corre solto com todas as novidades das prateleiras daquela parte milagrosa do supermercado.
COMO DESARMAR: Não dobre quantidades. Todo mundo gostaria de comer à vontade. Quando botamos os olhos em qualquer produto diet ou light, consideramos, erroneamente, que seu consumo é liberado. Porém, se houver abuso, o volume calórico da refeição aumentará muito.

Pressa nas refeições
BOMBA: A falta de tempo reduziu o horário de almoço. Os alimentos são engolidos e a pressa não permite uma escolha de qualidade. Um iogurte ou um sanduíche servem... 
COMO DESARMAR: O ideal é não substituir as refeições principais por lanches. Porém, se não houver tempo, que a opção seja um sanduba com pão integral (fonte de fibras), algum tipo de folha (alface, agrião, rúcula), uma base protéica como atum, filés, queijo, tofu e um suco natural rico em vitamina C, para melhorar a absorção do ferro.

10 Deitar com fome 
BOMBA: Nem mais uma bolacha por hoje. Porque o sono vai servir como alimento e, o melhor, não adiciona nenhuma caloria a mais na conta diária. 
COMO DESARMAR: Um programa bem conduzido deve levar em conta os hábitos alimentares e as características fisiológicas de cada indivíduo.





LEIA TAMBÉM:

EPP 3 mais do mês: