19 de jul. de 2011

Nutrientes essenciais para a lactante

Essenciais são todos os nutrientes que o organismo, por si só, não é capaz de sintetizar. Dessa forma, esses nutrientes devem ser adquiridos através da dieta (mais uma vez repito: dieta é o conjunto de hábitos alimentares de um indivíduo).
A Revista Boa Forma já publicou matéria referente a dietas pós-parto. Não oriento ninguém a seguir cardápios prontos de revistas ou sites, pois cada pessoa tem uma necessidade individual, inclusive em relação à quantidade de calorias que devem ser ingeridas, especialmente na fase da gravidez e amamentação.


*Curta nossa fanpage: www.facebook.com/lafelicitamoda *


**Visite nosso showroom virtual: www.facebook.com/groups/lafelicitamoda **




Leitura complementar:


O ideal é que você, independente de estar grávida ou amamentando, consulte um médico para fazer um check up (taxas de glicose e colesterol, sumário de urina, verificar pressão arterial, etc.) e, de posse dos laudos médicos, procurar um nutricionista (ou, se for o caso, um endocrinologista).
De qualquer forma, orientada ou não por um profissional, certos nutrientes não podem faltar na sua dieta, especialmente na fase da amamentação.
O trecho a seguir foi tirado da Revista Boa Forma (online). O complemento é por minha conta.


No período da amamentação, os nutrientes essenciais são:


Proteína: é a base para a produção de leite e deve ser consumida no almoço e no jantar. Opte por peixes, aves, carnes magras, ovo, ervilha, feijão e lentilha.

(A proteína é um dos nutrientes mais importantes para o organismo. Sem proteína, não há síntese de DNA ou RNA, sendo então impossível a replicação das células. Não é só para os músculos que as proteínas são essenciais.)


Ômega 3: importante para o desenvolvimento mental e visual do bebê. Inclua salmão, atum, sardinha e linhaça.

(Ômega 3 aumenta as taxas do bom colesterol - HDL- e auxilia na diminuição do mau colesterol - LDL. Os benefícios não param por aí, mas vamos deixar para tratar desse nutriente mais adiante.)


Vitamina B6: ajuda na absorção adequada das proteínas. Presente nos cereais integrais, verduras verdes-escuras (rúcula agrião, couve, espinafre), batata e banana.Cálcio: fortalece os ossos e dentes e promove o bom funcionamento dos nervos e músculos. Consuma iogurte e leite desnatados, ricota, cottage, vegetais verdes-escuros, semente de girassol e gergelim cru.

(Para a absorção adequada de cálcio, o organismo precisa de vitamina D. A melhor fonte dessa vitamina é o sol. Por isso você precisa dar uma de lavoura quando toma certos suplementos. Tome 15 minutos de banho de sol diariamente, por volta das 7h. Estudos indicam que um aumento no consumo de cálcio facilita o emagrecimento.)


Vitamina C: aumenta as defesas contra infecções. Abuse das frutas e legumes.
(Além de ser um ótimo antioxidante, a vitamina C auxilia na cicatrização dos tecidos. Por ser hidrossolúvel, dificilmente há casos de hipervitaminose, em se tratando dessa vitamina - também conhecida como ácido ascórbico. O excesso é eliminado através da urina. Fumantes devem ingerir uma quantidade maior dessa vitamina, pois a absorção é reduzida. As frutas cítricas são as maiores fontes de vitamina C.)

EPP 3 mais do mês: