20 de jul. de 2011

Suplementos vitamínicos

Já expliquei que os nutrientes essenciais são aqueles que não são sintetizados por nosso organismo. Eles devem ser adquiridos através da dieta (também expliquei que dieta refere-se aos hábitos alimentares de um indivíduo).
Os especialistas afirmam que a melhor forma de nutrir o organismo é através de alimentação balanceada. Mas, e os suplementos vitamínicos?

Nem sempre conseguimos ingerir todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Os suplementos, como o próprio nome já diz, complementam a dieta. Eles são importantes especialmente para pessoas que apresentam deficiência de nutrientes e nos casos das gestantes e lactantes. Na gravidez e na amamentação, as necessidades nutricionais aumentam. Mas nem por isso você deve se dirigir à farmácia mais próxima e pedir no balcão algum polivitamínico.
Em primeiro lugar, qualquer pessoa só deve fazer uso de suplementos com orientação médica e nutricional. Grávida ou amamentando, então, TUDO deve ser ingerido com orientação especializada. Até mesmo porque o seu organismo apresenta necessidades diferenciadas e não será qualquer suplemento que, além de inofensivo, irá suprir suas necessidades e as do bebê. E em cada fase as suas necessidades mudam. Em um primeiro momento, sua necessidade de ácido fólico (vitamina do complexo B, que é importante para a formação do tubo neural do feto) será maior. Já em outra, as atenções se voltam para o cálcio. Afora as necessidades de outros nutrientes.
O acompanhamento médico é de extrema importância para evitar casos de hipervitaminose. A hipervitaminose é um fenômeno que ocorre quando há uma concentração grande no organismo de determinada vitamina. Algumas vitaminas são hidrossolúveis e o excesso é eliminado através da urina, como no caso da vitamina C. Já outras ficam estocadas no organismo e o seu excesso provoca diversos males. É o caso da hipervitaminose A.
Na fase da amamentação os cabelos caem muito (pelo menos no início). Mas não tome vitamina A sem a devida orientação, pois assim você pode provocar muitos danos à sua saúde e à do bebê.
A suplementação vitamínica é muito importante durante a gravidez e a amamentação, mas só deve ser feita com orientação do médico e do nutricionista.
Na minha opinião, pessoas que se submetem a dietas restritivas também devem tomar alguma suplementação. Mas, como não sou médica nem nutricionista, não deixe de consultar os seus.

EPP 3 mais do mês: