1 de ago. de 2011

Dicas para secar: dê adeus ao inchaço!

Bato (e vou bater) bastante na tecla da retenção de líquidos. Aos poucos, comecei a perceber o quanto de sal ingerimos sem ao menos nos darmos conta disso. Além também da questão de ingestão de fibras e da restrição de gordura trans, passei a me dar conta do que os nutricionistas dizem quando devemos olhar a tabela nutricional dos alimentos e checar os ingredientes.

Está no ar o blog mais aguardado de todos os tempos!!!
O Surto da Vez
E-mail: bru.osdv@yahoo.com.br
Instagram: @osdv


Quando vou às compras, sempre olho as informações nutricionais, mas passei a olhar com mais atenção e fazer as compras com o mínimo de pressa possível, checando tudo (e também a validade, sempre tive essa mania) e comparando as tabelinhas.

Agora, não levo em conta apenas as calorias na hora de escolher entre as marcas, vejo o produto como um todo antes de decidir. hehehe
No início de uma reeducação alimentar (ou mesmo seguindo cardápios de revistas e blá blá blá) você perde bastante peso. Não é apenas pelo choque causado pela restrição calórica, mas também a mudança na alimentação, que provoca eliminação de líquidos e toxinas. Mas, claro, sempre nos descuidamos e, lógico, não dá para eliminar tudo de uma vez.
Notei, inclusive, que durante a gravidez a celulite foi acentuada. Isso com certeza se deve às mudanças hormonais e à retenção hídrica (cujo termo médico é edema => inchaço), além da questão da má circulação provocada pelo espaço que o bebê ocupa, que comprime veias e artérias responsáveis pela circulação dos membros inferiores. Quando criei vergonha na cara e mudei a alimentação, ainda grávida, notei que a celulite amenizou bastante, mesmo permanecendo o problema da circulação.
Seguindo essas dicas, dá para se livrar de boa parte (se não de toda) da retenção de líquidos:

  • Fuja do sal!!! Sempre vou repetir esse "mantra". O sal é um dos maiores responsáveis pela retenção de líquidos. não se iluda, não é apenas se livrando do saleiro que você se livrará deste vilão. Quando checar os rótulos, veja a quantidade de sódio (= sal) de cada alimento. Quando for comer fora, num restaurante ou lanchonete, o que seja, peça que preparem o seu prato sem sal. Já falei e repito: sal não é tempero! Para temperar, use ervas, limão e pimenta. E, quando se habituar aos pratos sem sal, perceberá que a comida tem sabor!
  • Use roupas confortáveis. Roupas apertadas prejudicam a circulação e, consequentemente, impedem a eliminação satisfatória de toxinas.
  • Mexa-se! Não apenas nos momentos do exercício (no sentido de caminhada, academia, etc., pois exercícios podemos fazer ao longo do dia sem perceber), mas durante todo o dia. Não fique muito tempo sentada, dê uma caminhada a cada hora, para que a circulação volte ao normal. Que tal levantar para pegar um copo de água?
  • Beba água, beba muita água! Não, não será assim que você vai reter líquido. Ao contrário: bebendo bastante água, haverá redução na retenção de líquidos.
  • Chás são ótimos aliados na luta contra a retenção hídrica. Num post anterior tratei dos tipos de chás e dos benefícios de cada um. Vários deles ajudam na eliminação de toxinas e líquidos.
  • Cremes redutores e anti-celulite não resolvem o problema, mas agem como coadjuvantes.
  • Drenagem linfática é definitivamente um dos métodos mais eficazes para eliminar os líquidos retidos. Por isso as pessoas afirmam que a drenagem emagrece. Na realidade, você perde líquido, ou seja, perde peso, mas não perde gordura.

EPP 3 mais do mês: